Artigo: Certificação profissional é muito mais que um diferencial

Confira o artigo da arq. Débora Barretto, conceituada arquiteta soteropolitana especializada em acústica e parceira da Artesana, extraído da 10ª Edição do InfoAudium.

 A Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC divulgou em 2014 os nomes dos primeiros profissionais brasileiros certificados pelo Programa de Qualificação e Certificação de Profissionais da instituição. Sim, esta é a primeira iniciativa brasileira do mercado de acústica a acreditar o trabalho de engenheiros, arquitetos e físicos em todo o país, comprovando a capacidade técnica, experiência de mercado, além da produção científica desses profissionais.

Eu tenho a honra de fazer parte desse primeiro grupo e considero esta uma ação vitoriosa em diversos aspectos. A acústica é uma especialidade relativamente nova e ainda desconhecida por grande parte da população brasileira. A tendência é de uma profissionalização cada vez maior do setor, principalmente tendo em vista a grande demanda por qualidade de vida em todos os aspectos. Neste sentido, a certificação é a comprovação do comprometimento de alguns profissionais por tornar o setor ainda mais transparente e eficiente.

Mas vale explicar algumas coisas pra quem ainda não conhece o processo. A Certificação Profissional em Acústica e Vibrações foi criada pela Sobrac para atender a uma necessidade do mercado de ter um referencial que ateste a qualidade dos profissionais em sua área de atuação. Outro objetivo da certificação é pautar o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da profissão de maneira contínua, acompanhando a evolução dos mercados nacional e internacional, ou seja, a certificação deverá ser renovada a cada período, o que estimula o profissional a estar sempre atualizado, caso contrário perderá o selo.

De todos os profissionais inscritos no processo de certificação iniciado em outubro de 2013, foram certificados em março e receberam em julho no Congresso da Sobrac o documento comprobatório com seu devido selo com numeração exclusiva. Existem 3 níveis de certificação e alguns profissionais conseguiram certificação no mais alto padrão – Nível 1. Neste grupo de certificados, sou a única profissional do Nordeste.

Para mim, o investimento na certificação serve para que eu tenha as minhas habilidades e conhecimentos validados. Acredito que este é um diferencial tanto para os profissionais quanto para as empresas onde atuam, pois ao conquistar a certificação, agregamos uma distinção de qualidade ao nosso currículo, alavancando a nossa carreira.

Este é um passo importante também para a Sobrac, instituição da qual era conselheira na época e agora assumi o cargo de vice-presidente. A Sociedade Brasileira de Acústica foi fundada em 1984 e hoje agrega pesquisadores, profissionais e estudantes, além de empresas como indústrias, prestadores de serviços, órgãos governamentais e representantes de instituições acadêmicas, todos atuando em prol da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros através de ações de divulgação da importância da acústica.

São realizados anualmente eventos técnicos e científicos e encontros. A Sobrac mantém também participação ativa em grupos de discussão e de tomada de decisões em órgãos públicos, instituições privadas e da ABNT, além de ser membro do I-INCE (International Institute of Noise Control Engineering), do IIAV (International Institute of Acoustics and Vibration), do ICA (International Comission of Acoustics) e da FIA (Federação Iberoamericana de Acústica) esta última na qualidade de sócio fundador. A regional Nordeste da Sobrac acaba de ser eleita e, sob a coordenação do M.Sc. Arqº Danilo Fortuna promete divulgar a acústica em nossa região. O primeiro evento dessa regional já está marcado para dia 07/07 em Maceió.

Apesar de todos esses investimentos e crescimento contínuo do setor, ainda é constante nos depararmoscom profissionais e empresas apenas interessados na venda e instalação de materiais, sem a preocupação com especificações calculadas e apropriadas. Por isso, é importante divulgar para todos os consumidores, sejam pessoa física ou jurídica, a importância da escolha de empresas que pensem a acústica com engenharia obtendo soluções otimizadas e personalizadas, sem vinculo com marca alguma. Mas o que isso quer dizer? Como comparar serviços? Onde averiguar o resultado?

Essas são perguntas constantes. Dúvidas que chegam até mesmo de profissionais arquitetos e engenheiros renomados. A certificação é um dos fatores para a escolha. A qualidade dos trabalhos apresentados é outro fator. E, lógico, a indicação de quem já trabalhou com a empresa. Eu costumo informar aos meus clientes que seja observada a união entre técnica e estética dos ambientes como tratamento acústico. Afinal de contas, a arquitetura é a arte de criar ambientes que sejam viáveis funcionalmente e esteticamente. A acústica valoriza o projeto arquitetônico e contribui tanto para o uso do espaço, como na sua contemplação.

Débora Barretto
Especialista em Acústica nas Construções pela UPM (Espanha);
Mestre em Engenharia Ambiental Urbana na Área de Poluição Sonora pela UFBA;
Compõe o Comitê técnico de Estudos de Acústica da ABNT ;
Diretoria do Núcleo de Acústica da AUDIUM.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games