Cada vez mais o drywall esta sendo utilizado como forma de melhorar o conforto acústico em ambientes comerciais, residenciais, hospitalares, salas de espetáculos e de cinema, e até em estúdios de som. No entanto, para obter sua eficiência é necessário que o projeto considere as especificidades do ambiente, as necessidades dos usuários e a instalação deve ser realizada adequadamente seguindo normas técnicas.

Paredes de chapas dupla de 12,5 mm tem a capacidade de atenuar de 35 a 37 dB, isso equivale a uma parede de blocos maciços com 90 mm de espessura. Já paredes de 200 mm, com duas chapas de cada lado e lã de mineral no interior, podem isolar de 64 a 66 dB. O número de chapas de gesso e a densidade dos isolantes acústicos empregadas no projeto é que determinam o desempenho acústico deste sistema. Quanto maior a espessura, o número de chapas e a densidade do recheio, maior será a capacidade de atenuação.

Um bom trabalho foi realizado não somente quando não ouvimos barulho externo em um ambiente, mas também quando os sons gerados no interior de um recinto sejam ouvidos externamente, exatamente como é feito em salas de reuniões, cinemas e etc. A privacidade entre os ambientes é garantida quando a massa da parede em kg/m² é definida adequadamente e é prevista a utilização de materiais de absorção. Os materiais mais utilizados são as lãs de vidro e de rocha que, quando usados nas mesmas espessuras e densidades, apresentam desempenhos similares.

O condicionamento acústico busca fazer com que o som dentro do ambiente seja agradável aos ouvidos, esta é a prática adotada por teatros, estúdios, home-theaters, auditórios etc. Para isso são combinados materiais absorvedores, difusores e ressonadores, entre outros. O uso de placas de gesso acartonado com diversos tipos de perfuração podem ser utilizadas como difusores sonoros e ressonadores.

Veja abaixo as funções exatas de cada material e assegure a qualidade de seu projeto.

Materiais isolantes

  1. Lã de vidro: Composta por sílica, vitrificantes, carbonatos e sulfatos e pode ser em rolos ou painéis. Com densidades de 10 kg/m³ a 100 kg/m³, é incombustível, é muito utilizada como isolante térmico e acústico de equipamentos industriais, dutos de ar-condicionado, caldeiras, fornos, tubulações, telhados etc
  2.  Lã de rocha: Resulta da fusão de rochas basálticas orgânicas e óleos impermeabilizantes. Produzida com densidades de 32 kg/m³ a 160 kg/m³, sua principal característica a resistência maior à ação do fogo em comparação com os demais tipos de lãs.
  3.  Lã de PET: A lã de poliéster, matéria-prima da lã de PET, é obtida a partir da reciclagem de garrafas PET. Tem um forte apelo ecológico e é de fácil manuseio. É vendida em densidades de 5 kg/m³ e 35 kg/m³ e não propaga chamas.

O primeiro passa para se determinar o exato material que deve ser utilizado é compreender a necessidade do usuário. O passo seguinte é a especificação das paredes ou dos forros com drywall que deve detalhar o tipo, a quantidade e a espessura das chapas, a espessura, a densidade e o tipo do recheio acústico, e a resistência mecânica e ao fogo dos componentes. No projeto também deve-se definir a largura dos perfis estruturais, o espaçamento entre os montantes, e se a estrutura será executada com montantes simples ou duplos.

Montada a especificação detalhada e que respeite as particularidades dos materiais, é chegada a hora mais crítica do projeto: a montagem. De anda adianta ter um projeto bem especificado e materiais de alta performance e qualidade se a montagem é inadequada.

Para assegurar um projeto que atenda as necessidades do ambiente e do usuário, o ideal é que o mesmo seja realizado por um profissional especializado em acústica e assegurar que a mão–de-obra também seja realizada por pessoas capacitadas.

Confira a linha completa de produtos para isolamento acústico que a Artesana trabalha.
 

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

PKV BandarQQ slot gacor malam ini BandarQQ pkv games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Slot1131 Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member DominoQQ PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games