QUAL É O MELHOR TIPO DE FORRO?

Escolher o forro ideal para o local que você vai construir ou reformar depende de vários fatores, tais como:

  • Valor do m².
  • Mão de obra: alguns materiais exigem mão de obra especializada e, consequentemente, mais cara.
  • Conforto: em muitos ambientes o conforto termo-acústico é fundamental.
  • Manutenção e durabilidade: forros naturais geralmente exigem muito mais com manutenção porque são mais sensíveis à umidade (mofo) e à pragas naturais como o cupim. Por esse mesmo motivo eles também duram menos.
  • Estética: o resultado visual do seu forro também é muito importante, especialmente em ambientes comerciais temáticos.

 

Depois de considerar um a um esses aspectos, não é tão difícil escolher o material mais adequado para sua obra.  Seguem então as características dos nove principais tipos de forro para ajudar você nessa importante decisão:

 

Forro de gesso

Forros confeccionados com placas de gesso de diversos tipos, gesso comum, gesso especial, pode receber diversos tipos de acabamento.

O acabamento do forro acartonado, pode ser efetuado de diversas formas, receber pintura, revestimento de fórmica, dependendo da umidade do local.

Forros feitos em gesso comum ou estrutural têm alta resistência e beleza com isolamento térmico e acústico.

 

Forro de isopor

Poliestireno expandido, são placas de isopor com aplicação de massa acrílica – material impermeável na cor branca – que apresentam bom acabamento, proporcionando economia pela diminuição de consumo de energia do ar-condicionado,  permitindo instalar aparelhos de menor potência. Os forros de isopor, oferecem economia, perfeição e segurança.

 

► Forro mineral

O forro de fibra mineral apresenta um desempenho superior em tratamento acústico, resistência ao fogo e resistência à umidade, retardando ou até inibindo o desenvolvimento de mofo e fungos. O forro mineral é indicado para ambientes comerciais em geral. É modulado e removível, diferenciando-se dos sistemas comuns, pois apresenta flexibilidade e diversos tipos de acabamento com variadas texturas.

 

Forro de PVC

O PVC (cloreto de polivinila) é um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o petróleo (43%) e o sal (57%). Isto faz do PVC um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não renováveis. É também o plástico mais estudado a nível mundial e é totalmente reciclável.

Diferentemente de outros tipos de forro, o PVC é inócuo, durável, não propagador de chama, isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataques, intempérie, corrosão, além de ser extremamente leve.

 

Forro de lã de rocha

São painéis em lã de rocha basáltica de alta densidade, rígidos revestidos em sua face visível com um filme de PVC texturizado e autoextinguível. Devido à sua alta resistência térmica, auxilia na conservação de temperaturas em ambientes climatizados e proporciona conforto térmico em condições naturais. Apresenta valores de reflexão de luz da ordem de 79% e resistência ao fogo.

 

► Forro de lã de vidro

O forro de lã de vidro é o isolante termo-acústico mais comum usado na construção civil, pois colabora com o conforto térmico e acústico dos prédios comerciais e residenciais. Esse forro é produzido em forno alto, à partir de sílica e sódio, aglomerados de resinas sintéticas, desenvolvidas para melhorar o isolamento termo acústico. As placas são removíveis, permitindo o acesso a sobre o forro.

 

Para escolher o seu forro, acesse: www.artesana.com.br ou clique aqui.

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário