17 Ferramentas Para Drywall: Guia Completo para Trabalhar com Placa de Gesso

porblogartesana

17 Ferramentas Para Drywall: Guia Completo para Trabalhar com Placa de Gesso

O drywall é uma solução de excelente custo-benefício para paredes, forros e divisórias. Pela sua praticidade na instalação, além dos custos atrativos, o sistema drywall está ganhando cada vez mais espaço no mercado de construção civil brasileiro.

Essa não é uma vantagem apenas para os clientes e construtoras, mas também para os profissionais qualificados do sistema drywall. Um montador profissional que presta mão de obra qualificada e está bem equipado também pode conquistar seu espaço nesse mercado. Por isso, além de buscar especialização, é importante conhecer as principais ferramentas para drywall.

Ao escolher as ferramentas certas, esse trabalho pode ser feito com mais rapidez e segurança. Então criamos esse guia completo sobre as 17 principais ferramentas de drywall, que todo profissional da área precisa conhecer.

Ferramentas para fixação de Drywall

Entre as ferramentas de gesseiro mais comuns, estão os itens essenciais para garantir a fixação mais rápida e eficiente das placas de gesso. Itens como parafusadeiras, fixadores, suportes e muito mais. Entenda mais sobre cada um deles nos tópicos abaixo.

1. Furadeira & Parafusadeira

parafusadeira ou furadeira para drywall

As duas ferramentas são indispensáveis no dia a dia de quem trabalha com drywall. A furadeira é muito usada para fixar chapas e perfis metálicos, e a parafusadeira serve para fixar, apertar ou desenroscar os parafusos e pinos.

Existe também a pistola finca pino, que funciona com um sistema de pressão que gera a carga suficiente para fixar os pinos no material estrutural.

2. Alicate puncionador: prendedor de perfis de drywall

alicate prendedor de perfis de drywall

Esse tipo de alicate puncionador é utilizado para prender os perfis montantes em guias, que são as estruturas da parede. O uso dessa ferramenta traz agilidade ao trabalho e reduz a quantidade do uso de parafusos.

3. Fixador de cantoneira

Um fixador traz mais agilidade, mantendo as cantoneiras bem fixadas sem a necessidade de parafusos. Confira o vídeo abaixo para saber como funciona o fixador para cantoneira.

4. Suporte Telescópico

Esta ferramenta supre a ausência de um ajudante no momento da fixação das placas na parte superior, pois fixa a placa enquanto o montador parafusa. O suporte telescópico é fácil de usar, leve e firme, ele é indispensável para suportar as placas durante a obra. Veja o vídeo de como o suporte telescópico funciona na prática.

Ferramentas para Drywall: corte e medição

Quem trabalha com instalação de chapas de drywall para forros ou paredes, sabe o quanto é importante ter bons instrumentos de medição e fazer os cortes no tamanho certo. Isso ajuda garantir a qualidade dos processos da obra e evita erros e sobras de material.

Conheça as principais ferramentas de gesseiro para cortar e medir.

5. Nível 

Utilizado para medir superfícies e aferir inclinações, o nível pode ser de mangueira ou a laser. Com um nível a laser é possível medir prumo, esquadro e outras medidas em plano horizontal ou vertical, com mais rapidez.

6. Cortador de Drywall

Para garantir cortes mais rápidos dos arremates de vão para parede Drywall, o cortador de drywal Stanley é ideal para essa função. Esse modelo, por exemplo, inclui uma régua que ajuda bastante na medição da largura certa.

7. Tesoura para corte reto

Conhecida como tesoura aviador ou tesoura aviação, ela é indicada para cortar os perfis de aço galvanizado com maior precisão. O cabo emborrachado ajuda no manuseio dessa ferramenta.

8. Serrote de ponta

serrote de ponta para drywall

O serrote de drywall é uma ferramenta projetada para trazer versatilidade para a obra. Com a lâmina estreita e pontiaguda, o serrote de ponta permite abrir furos no drywall para colocação de caixa de luz, serrar curvas e outros recortes.

9. Desbastador (Plaina)

A plaina manual é muito útil para fazer o desbaste das chapas de drywall, essencial para garantir um acabamento uniforme. Além disso, é uma ferramenta de drywall bem fácil de usar e que todo gesseiro precisa ter.

10. Linha de marcar ou Giz de linha

Para marcar superfícies grandes com precisão e em linha reta, a linha de marcar é um produto muito usado. O giz de linha pode ser usado para marcar placas de forro ou paredes drywall. Escolha a cor específica para o tipo de marcação que você precisa fazer.

giz de linha

11. Lápis, estilete, esquadro

Algumas ferramentas de drywall como lápis, estilete e esquadro também podem ajudar na medição e geralmente podem ser compradas por um preço bem acessível. Vale a pena completar seu kit de ferramentas com elas.

12. Trena

A trena é uma ferramenta essencial em qualquer tipo de obra, pois ajuda a medir as superfícies e a fazer cortes no tamanho certo. A trena pode ser manual a laser – a segunda opção a mais precisa para levantar informações. Também existem trenas com superfície emborrachada e com ponta magnética, diversas opções para facilitar na hora de medir o espaço. Conheça as opções de trenas disponíveis para compra.

Ferramentas de gesseiro em geral

Além dos instrumentos de medição, corte e fixação, existem outros tipos de ferramentas de drywall que fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho, trazendo mais praticidade.

13. Suporte para carregar chapa de gesso

Com cabo emborrachado para facilitar a aplicação, o suporte de placa transporta facilmente as placas de drywall e outros objetos planos. É uma ferramenta ideal para quem precisa transportar objetos pesados com mais facilidade.

14. Banjo para colocar fita

Também conhecido como aplicador para fitas de drywall, o banjo é um equipamento que auxilia no tratamento das juntas entre placas de gesso acartonado.

15. Desempenadeira de inox

As desempenadeiras podem ser usadas para nivelar, preparar ou revestir superfícies. Elas facilitam a aplicação de massas e texturas, dependendo do tipo de acabamento que o projeto terá.

16. Espátulas Drywall

Existem espátulas de vários tamanhos e formatos, cada uma delas tem uma aplicação específica. E quem trabalha com drywall, pode precisar de diferentes espátulas para dar acabamento no trabalho.

17. Bolsa e cinturão para ferramentas

Para que o gesseiro possa acessar com facilidade suas ferramentas, nada melhor que uma bolsa, colete ou cinturão. Existem modelos com diversos suportes e bolsos, que ajudam também na organização de peças pequenas como parafusos e pinos.

cinturão de ferramentas para drywall

Com esse guia completo de ferramentas para drywall, fica mais fácil conhecer a diversidade de equipamentos disponíveis e montar um kit que atende às suas necessidades como profissional.
Vale lembrar que a Artesana é referência no segmento, com uma loja online onde você pode encontrar muitas dessas ferramentas sugeridas.

Sobre o Autor

blogartesana administrator

Deixe uma resposta