Como Colocar Forro de Gesso: Passo a Passo + Dicas De Acabamento

O forro com chapa de gesso é uma opção prática e charmosa para aplicar na obra. Com um valor muito mais acessível do que outros acabamentos e revestimentos, ele tem ganhado o espaço dos tetos de alvenaria na construção civil.

Vale também ressaltar que, além de visualmente bonito, o teto com forro de gesso oferece diversos benefícios, entre eles: fácil instalação, valorização da decoração, ganho de espaço útil, manutenção simples e barata, simetria e linearidade para os ambientes.

E é por conta da sua versatilidade, que o material pode ser utilizado de diversas maneiras em uma obra residencial. Especialmente a placa de gesso, que tem um excelente custo benefício. Entretanto, com tantas opções disponíveis no mercado, é normal ter dúvidas na hora de escolher a melhor opção para você, não é mesmo?

Por isso, nós preparamos um guia completo com as principais dicas de como instalar forro de gesso. Além disso, neste artigo você também encontra o passo a passo para realizar uma aplicação rápida e segura.

Forro de Gesso

O forro de gesso é um tipo de acabamento para teto e paredes. Seu uso é feito através de chapas de gesso, também procuradas como placa de gesso. A vantagem principal é que o seu valor é mais acessível, com diversos acabamentos e podem trazer efeitos decorativos ao ambiente. Além disso, pelo fato da chapa de gesso ser revestida com papel acartonado, podem oferecer maior isolamento acústico e do controle de temperatura.

Outra vantagem da instalação das placas de gesso que podemos destacar, é a possibilidade de esconder fios, vigas e dutos no teto. Com isso, é possível criar projetos de iluminação ainda mais interessantes e escondendo a passagem de tubulação de ar, ventilação e outros tipos de infraestrutura.

Como colocar forro de gesso em 4 passos

1. Marcação

A primeira etapa da instalação de forro de gesso é a marcação.

Essa fase consiste em determinar o nível do forro nas paredes do ambiente e também onde serão instaladas as cantoneiras ou tabicas. Para isso, você pode precisar de nível comum ou nível a laser.

Em seguida, com um cordão de marcação, são marcados na laje os pontos para fixação dos tirantes, assim como a distância de fixação e a modulação de perfis.

2. Estruturação

Na etapa de estruturação, os tirantes são fixados para colocar os suportes niveladores.

Depois, é preciso posicionar os perfis perimetrais nas linhas de marcação, conferindo sempre o nível do teto. Os perfis podem ser fixados nas paredes com bucha e parafuso, pino de aço ou prego de aço.

Dessa forma, as placas de gesso serão colocadas no sentido perpendicular à estrutura.

3. Fixação das chapas

Como mencionamos na etapa anterior, depois que toda estrutura é montada, é hora de fixar as chapas do forro de gesso!

As placas de forro são parafusadas na estrutura, sempre com muito cuidado e atenção às normas drywall, para garantir a segurança e durabilidade na obra.

4. Acabamento

Por fim, é hora de realizar o acabamento. Nessa etapa, os parafusos e juntas são cobertos com massa e fita, para ficar tudo pronto para receber a pintura. 

O forro de gesso pode ser pintado com diversos tipos de tintas e cores, de acordo com o projeto de design de interiores para aquele ambiente.

É importante lembrar que os locais onde serão instalados os itens de iluminação também são marcados e protegidos. 

Agora que você já sabe como instalar forro de gesso, é o momento de definir os próximos passos. Entre os acabamentos, as sancas e rebaixos podem ajudar a distribuir melhor os pontos de iluminação previstos no projeto.

Portanto, vamos apresentar alguns tipos de acabamentos que podem ser utilizados depois de instalar o forro de gesso.

Acabamentos para Forro de Gesso

Na hora de escolher o tipo de acabamento para o forro de gesso, existem inúmeras opções de acabamentos e projetos de iluminação.

De acordo com o tipo  de iluminação desejada e o design do ambiente, você pode optar por uma dessas opções.

Sanca

como instalar sanca de gesso

A sanca funciona como uma moldura ao redor do ambiente. Essa moldura um pouco mais baixa que o restante do forro é uma estratégia para definir mais pontos de iluminação.

Além disso, com os spots de luz mais próximos à parede, novos efeitos são criados para valorizar o ambiente.

Tabica

O acabamento de gesso tabica representa um efeito como se o forro estivesse suspenso do teto, por causa do espaço entre o forro e a parede. Veja como fica uma tabica de gesso:

tabica de gesso

Por isso, ao olharmos para este tipo de acabamento, temos a sensação de que o gesso está suspenso. Esta impressão ocorre por conta do recuo que existe entre a parede e o gesso. Legal, né?

Rebaixo

E, por fim, também muito utilizado nas residências, o gesso rebaixo é um acabamento com foco nas correções de imperfeições advindas da construção e que podem afetar a estética do ambiente.

Essa condição ocorre normalmente quando vigas aparecem, assim como problemas na laje e trilhos dos sistemas de cortinas.

Para além das correções, o gesso rebaixo é uma tendência de mercado. Além de elegante e com uma estética moderna, a sua instalação garante conforto acústico e térmico do ambiente, pois barra barulhos externos. Por isso, vale a pena entender como colocar forro de gesso e aplicar essa tendência na sua obra!

Se você tem interesse em fazer a instalação, mas ainda tem dúvidas e quer fazer perguntas sobre este material, entre em contato conosco através do telefone: (11) 2066-7447 ou através do chat online pelo site: www.artesana.com.br.

exemplo de como instalar forro de gesso

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

PKV Games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ PKV Games PKV Games PKV Games PKV Games PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay Slot Dana Bonus New Member Slot Ovo pg soft Robopragma PKV Games BandarQQ Bonus New Member http://117.121.211.35/img/pkvgames/ https://airportscouncil.org/wp-content/uploads/-/slot-gacor-4d/index.html https://www.frc.go.ke/wp-includes/assets/-/jackpot/ https://www.muistiliitto.fi/euro2024/ https://www.eastoftheweb.com/robopragma/
Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkvgames pkv games pokerqq bandarqq login pkvqq slot gacor dominoqq bandarqq bandarqq