Como Colocar Forro de Gesso: Passo a Passo + Dicas De Acabamento

porblogartesana

Como Colocar Forro de Gesso: Passo a Passo + Dicas De Acabamento

O forro com chapa de gesso é uma opção prática e charmosa para aplicar na obra. Com um valor muito mais acessível do que outros acabamentos e revestimentos, ele tem ganhado o espaço dos tetos de alvenaria na construção civil.

Vale também ressaltar que, além de visualmente bonito, o teto com forro de gesso oferece diversos benefícios, entre eles: fácil instalação, valorização da decoração, ganho de espaço útil, manutenção simples e barata, simetria e linearidade para os ambientes.

E é por conta da sua versatilidade, que o material pode ser utilizado de diversas maneiras em uma obra residencial. Especialmente a placa de gesso, que tem um excelente custo benefício. Entretanto, com tantas opções disponíveis no mercado, é normal ter dúvidas na hora de escolher a melhor opção para você, não é mesmo?

Por isso, nós preparamos um guia completo com as principais dicas de como instalar forro de gesso. Além disso, neste artigo você também encontra o passo a passo para realizar uma aplicação rápida e segura.

Forro de Gesso

O forro de gesso é um tipo de acabamento para teto e paredes. Seu uso é feito através de chapas de gesso, também procuradas como placa de gesso. A vantagem principal é que o seu valor é mais acessível, com diversos acabamentos e podem trazer efeitos decorativos ao ambiente. Além disso, pelo fato da chapa de gesso ser revestida com papel acartonado, podem oferecer maior isolamento acústico e do controle de temperatura.

Outra vantagem da instalação das placas de gesso que podemos destacar, é a possibilidade de esconder fios, vigas e dutos no teto. Com isso, é possível criar projetos de iluminação ainda mais interessantes e escondendo a passagem de tubulação de ar, ventilação e outros tipos de infraestrutura.

Como colocar forro de gesso em 4 passos

1. Marcação

A primeira etapa da instalação de forro de gesso é a marcação.

Essa fase consiste em determinar o nível do forro nas paredes do ambiente e também onde serão instaladas as cantoneiras ou tabicas. Para isso, você pode precisar de nível comum ou nível a laser.

Em seguida, com um cordão de marcação, são marcados na laje os pontos para fixação dos tirantes, assim como a distância de fixação e a modulação de perfis.

2. Estruturação

Na etapa de estruturação, os tirantes são fixados para colocar os suportes niveladores.

Depois, é preciso posicionar os perfis perimetrais nas linhas de marcação, conferindo sempre o nível do teto. Os perfis podem ser fixados nas paredes com bucha e parafuso, pino de aço ou prego de aço.

Dessa forma, as placas de gesso serão colocadas no sentido perpendicular à estrutura.

3. Fixação das chapas

Como mencionamos na etapa anterior, depois que toda estrutura é montada, é hora de fixar as chapas do forro de gesso!

As placas de forro são parafusadas na estrutura, sempre com muito cuidado e atenção às normas drywall, para garantir a segurança e durabilidade na obra.

4. Acabamento

Por fim, é hora de realizar o acabamento. Nessa etapa, os parafusos e juntas são cobertos com massa e fita, para ficar tudo pronto para receber a pintura. 

O forro de gesso pode ser pintado com diversos tipos de tintas e cores, de acordo com o projeto de design de interiores para aquele ambiente.

É importante lembrar que os locais onde serão instalados os itens de iluminação também são marcados e protegidos. 

Agora que você já sabe como instalar forro de gesso, é o momento de definir os próximos passos. Entre os acabamentos, as sancas e rebaixos podem ajudar a distribuir melhor os pontos de iluminação previstos no projeto.

Portanto, vamos apresentar alguns tipos de acabamentos que podem ser utilizados depois de instalar o forro de gesso.

Acabamentos para Forro de Gesso

Na hora de escolher o tipo de acabamento para o forro de gesso, existem inúmeras opções de acabamentos e projetos de iluminação.

De acordo com o tipo  de iluminação desejada e o design do ambiente, você pode optar por uma dessas opções.

Sanca

como instalar sanca de gesso

A sanca funciona como uma moldura ao redor do ambiente. Essa moldura um pouco mais baixa que o restante do forro é uma estratégia para definir mais pontos de iluminação.

Além disso, com os spots de luz mais próximos à parede, novos efeitos são criados para valorizar o ambiente.

Tabica

O acabamento de gesso tabica representa um efeito como se o forro estivesse suspenso do teto, por causa do espaço entre o forro e a parede. Veja como fica uma tabica de gesso:

tabica de gesso

Por isso, ao olharmos para este tipo de acabamento, temos a sensação de que o gesso está suspenso. Esta impressão ocorre por conta do recuo que existe entre a parede e o gesso. Legal, né?

Rebaixo

E, por fim, também muito utilizado nas residências, o gesso rebaixo é um acabamento com foco nas correções de imperfeições advindas da construção e que podem afetar a estética do ambiente.

Essa condição ocorre normalmente quando vigas aparecem, assim como problemas na laje e trilhos dos sistemas de cortinas.

Para além das correções, o gesso rebaixo é uma tendência de mercado. Além de elegante e com uma estética moderna, a sua instalação garante conforto acústico e térmico do ambiente, pois barra barulhos externos. Por isso, vale a pena entender como colocar forro de gesso e aplicar essa tendência na sua obra!

Se você tem interesse em fazer a instalação, mas ainda tem dúvidas e quer fazer perguntas sobre este material, entre em contato conosco através do telefone: (11) 2066-7447 ou através do chat online pelo site: www.artesana.com.br.

exemplo de como instalar forro de gesso

Sobre o Autor

blogartesana administrator

Deixe uma resposta