Como fixar e tratar juntas de Painéis Cimentícios

As placas cimentícias são oriundas de uma mistura de cimento, agregados naturais e celulose e são reforçadas com fibras, fios sintéticos, filamentos ou telas. Ideais para projetos de construção industrializada, em divisórias, forros, fechamentos de paredes e de shafts, sempre associadas à estrutura steel frame.

Para realizar a instalação deste sistema, deve-se observar alguns detalhes básicos, como, por exemplo, a fixação dos parafusos nos cantos deve seguir as distâncias de 5 e 10 cm das bordas, entre outras.

O transporte e armazenagem das placas também são fundamentais para manter a integridade e o desempenho das peças. No entanto, assim como ocorre no sistema drywall, o correto tratamento das juntas é fundamental para a execução de um bom trabalho. Não deixe de cumprir a risca as orientações dos fabricantes, além de utilizar produtos, ferramentas e equipamentos de proteção indicados para este trabalho.

1º Passo: Aplique as placas cimentícias à estrutura de aço mantendo a distância de pelo menos 1 cm do chão. Uma boa maneira de facilitar esta marcação é utilizar uma galga de madeira.

2º Passo: A placa deve ser posicionada sobre a estrutura, sobre a barreira de água e vento previamente aplicada.

3º Passo: Marque os pontos onde serão fixados os parafusos nos cantos das placas, sendo que o primeiro furo horizontal deve ser feito a 5 cm da borda da placa e o primeiro vertical a 10 cm da borda.

4º Passo: Aparafuse a placa nos demais pontos da estrutura respeitando a distância de 12 mm da borda e de 30 cm entres os pontos a serem aparafusados.

5º Passo: Com o auxilio de um parafuso, marque a distância de 3 mm da junta entre as placas.

6º Passo: Fixe a nova placa seguindo os mesmos cuidados da placa anterior. Nesta, o primeiro furo vertical deve ficar a 5 cm da borda e o primeiro horizontal deve ficar a 10 cm. O aparafusamento entre as duas placas deve ficar desalinhado para não criarmos tensão na região.

7º Passo: Com o auxilio de uma espátula inicie o tratamento das juntas, retirando a sujeira grossa da região das bordas.

8º Passo: Aplique uma demão de primer na região do rebaixo da placa (aproximadamente a 15 cm de cada lado) utilizando um pincel de rolo e aguarde 4 horas para secar.

9º Passo: Aplique o cordão delimitador no vão entre as juntas.

10º Passo: Em seguida homogeneíze a massa cimentícia para junta com um misturador ou com a espátula.

11º Passo: Aplique a primeira camada de massa para junta na área do rebaixo da placa, preenchendo o espaço em 8 cm aproximadamente.

12º Passo: Utilize uma espátula ou uma desempenadeira para fixar a fita de junta de 5 cm de largura. Lembre-se de manter a fita completamente esticada.

13º Passo: Aplique a segunda camada de massa para junta a fim de cobrir a fita.

14º Passo: Utilize novamente uma espátula ou da desempenadeira para fixar a fita de tratamento de juntas de 10 cm sobra a massa, mais uma vez atentando-se para deixar a fita completamente esticada.

15º Passo: Aplique uma terceira demão de massa para junta, cobrindo a fita de 10 cm aplicada anteriormente e nivelando a junta. Aguarde 24 horas para a cura.

16º Passo: Utilize uma régua de alumínio para misturar a massa para acabamento.

17º Passo: Aplique a massa para tratamento de junta para realizar o acabamento. Espere mais 24 horas lixar a área e prepara-la para o acabamento final.

 

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:


Warning: file_get_contents(https://pastebin.com/raw/PXbtMPBG): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/blog.artesana.com.br/public_html/wp-content/themes/hello-elementor/footer.php on line 26

Warning: file_get_contents(https://pastebin.com/raw/wwkKcBd6): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/blog.artesana.com.br/public_html/wp-content/themes/hello-elementor/footer.php on line 27