Como minimizar desconfortos causados por EPIs

Por diversas destacamos a importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e é fato que grande parte dos trabalhadores deixa de usa-los alegando que estas proteções incomodam, machucam ou mesmo limitam os movimentos. Realmente estes equipamentos se não forem utilizados de maneira correta acabam gerando uma série de desconfortos. Mesmo com a obrigatoriedade do Certificado de Aprovação (CA), fornecido pelo Ministério do Trabalho, e da NR-6, a melhoria ainda não é o suficiente.

 

O uso correto associado fiscalização e treinamentos periódicos podem ensinar e cobrar o uso destas proteções garantindo segurança aos trabalhadores. Também deve-se assegurar que as compras não sejam realizadas com base apenas nos preços e que sejam feitas por profissionais do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

 

Confira abaixo a correta utilização de alguns EPIs:

 

máscara   

Máscaras de proteção: certifique-se que as máscaras sejam guardadas em local sem poeira para evitar que a poeira cause problemas na pele. Este lugar deve ser livre de areia ou qualquer material que possa riscar as lentes. O uso de um spray antiembaçante também ajuda na visibilidade da lente.

bota

Botas de proteção: alegando que causam bolhas, os trabalhadores costumam cortar ou dobrar o calcanhar das botas de proteção utilizando-as como chinelos, quando este problema seria resolvido utilizando a numeração correta do calçado. De início, mesmo com a numeração correta, as elas podem ser desconfortáveis, com o uso contínuo os incômodos tendem a melhorar. Sempre utilize meias de algodão secas e talco específico para pés, evitando assim a formação de frieiras e dermatites.

plug

Protetor auricular: protetores tipo plug podem causar dores e infecção devido à falta de higienização, por isso indica-se o uso de modelos de silicone e pela limpeza do EPI com água e sabão neutro. Guarde-o sempre em local adequado.

cinto

Cintos de segurança: para evitar que os cintos machuquem a região da virilha e limitem a movimentação, opte por modelos que tenham tiras acolchoadas. O ajuste correto proporciona segurança e melhora a movimentação.

 

capacete

 

Capacete: infelizmente não há como evitar que os capacetes esquentem. No entanto é possível evitar a maior parte dos desconfortos por ele gerados com o ajuste correto da carneira. Locais com incidência de ventos pedem o uso de capacetes com fitas jugulares que ajudam na fixação. Atenção, não use boné ou chapéu ou a aba virada para trás para não atrapalhar o ajuste.

luva

Luvas: existe um tipo de luva para cada função, escolher o modelo e tamanho correto não impactará na velocidade do trabalho e na diminuição do tato causada por luvas folgadas. Luvas de PVC são ideias para trabalhos de concretagem ou lavagem. Já as luvas de raspa são para trabalho com armaduras e por assim vai. Saiba qual a luva ideal para a função na qual utilizada assegurando proteção e sem impactar na execução. Outro problema corriqueiro é o mau cheiro causado pelo uso contínuo e pelo material de fabricação, uma forma de preveni-lo é lavar as mãos antes de utiliza-la.

óculos

Óculos de proteção: da mesma forma que as máscaras, riscos e embaçados comprometem a visibilidade dos óculos. Guarde-os em locais limpos, longe de materiais que possam risca-los e utilize spray antiembaçantes. Cada atividade precisa de um modelo específico de óculos: para trabalhos sob a luz do sol devem-se utilizar óculos com lentes escuras; já trabalhos com projeção de partículas necessitam de óculos panorâmicos; e funcionários que utilizam óculos de grau devem utilizar modelos de sobreposição ou pedir a empresa EPI com grau.

 

Saber a atividade que será exercida e utilizar EPIs corretos para executa-la é essencial para garantir a segurança e o conforto dos trabalhadores. É necessária a conscientização tanto dos funcionários quanto dos próprios funcionários.

 

Clique e acesse nossa loja virtual e confira a linha de EPIs que trabalhamos.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini BandarQQ pkv games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Slot1131 Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member DominoQQ PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games