Artesana no Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados: Como a construção modular e placa cimentícia gera ganho na obra

artesana no congresso steel frame

O Grupo Artesana esteve presente no 5° Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados, realizado nos dias 9 e 10 de junho 2022, no Centro de Convenções do SESC em São Paulo.

O Congresso de Steel Frame & Sistemas Industrializados, é o maior evento no país sobre o tema. Estiveram presentes diversos países da América Latina, líderes de mercado do setor e da administração pública e privada, compartilhando experiências, cases de sucesso e práticas de mercado, além da visão de cenário futuro.

O Grupo Artesana, como empresa inovadora no segmento de construção a seco, esteve presente no evento com sua diretoria, trocando experiências das práticas de mercado com diversos parceiros, destacando as participação da Artesana Engenharia na montagem do estande da Barbieri, patrocinadora do evento.

“Foram dois dias com muito conteúdo, para o Grupo Artesana,  além do encontro com parceiros comerciais de longa data, a apresentação dos cases de sucesso aplicados na América Latina e em especial alguns do setor imobiliário no Brasil, reforçam a nossa crença do quanto o projeto bem detalhado e o planejamento detalhado somado ao sistema construtivo modular em Steel Frame, gera economia na obra em tempo de execução, risco de acidentes, equipe e escala de produção e instalação.” cita Karla Pagliuso, Diretora comercial da Artesana engenharia.

Dentre os cases apresentados, estão a montagem com a placa cimentícia já com toda a infra estrutura (tubulações e revestimentos) e a de uma andar completo em condomínios residenciais do sul do país.

Outro foco do evento foi a formação de profissionais que estejam hábeis às necessidades de mercado atual e futuro, incluindo a formatura da 1ª turma de pós-graduação em steel frame no país.

“Alexandre Pagliuso – diretor comercial do Grupo Artesana, lembra que a formação de profissionais do setor de construção a seco sempre foi um tema abordado pelo Grupo. Se materializou com o Clube do montador, iniciado em 2012 – momento em que o mercado ainda não falava do tema – ele já trazia como objetivo principal a formação de mão de obra especializada para o mercado e reunimos os nossos clientes para criarmos um espaço de formação, levando a informação sobre produtos, técnicas e boas práticas à quem de fato está na linha de frente deste mercado. Criando um ecossistema onde todos contribuem para a formação e melhoria do mercado.”

banca do congresso LATAM steel frame

Sobre o congresso

O congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados teve sua quinta edição realizada em 9 e 10 de junho de 2022, no centro de convenções do Senac Santo Amaro em São Paulo, SP. 

Nesse evento, aconteceram diversas palestras sobre construção civil: light steel frame, wood frame, construção modular e drywall. A programação incluiu rodas de conversa nacionais, com empresas especializadas do Brasil, Secretaria Nacional da Habitação, a presidente da ASBEA e muitos outros participantes relevantes do mercado. 

Em relação à presença internacional, por ser um evento que envolve diversos países do continente americano, o setor público do Uruguai e da Argentina marcou presença, assim como palestrantes de países europeus como França e Itália.

Para apresentar melhor os diversos temas trabalhados ao longo dos dois dias de evento, podemos resumir em 5 tópicos principais:

  1. Formalização de legislação e processos legalizados para construção no método steel frame;
  2. Sobre o ciclo de vida dos produtos utilizados na construção a seco;
  3. O custo x economia de tempo desses métodos, envolvendo a segurança da equipe na obra;
  4. Os aspectos de eficiência energética, estrutural e conforto ambiental;
  5. Cenário atual da economia.

Nesse último tópico, destacamos o crescimento de 1,5% no PIB do Brasil, no primeiro trimestre de 2022, de acordo com a FGV. Esse dado foi apresentado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg em seu painel sobre macro economia, assim como o crescimento de 3% no segmento de construção.
Vale ressaltar também que, nessa edição aconteceu a 1ª Roda de Mulheres Empreendedoras da Construção Civil, também apoiado pela Barbieri.

Você sabe o que é steel frame? Confira um resumo sobre o assunto:

O STEEL FRAME é um sistema construtivo inovador que proporciona excelente resistência, conforto térmico e ganho energético ao longo da obra. Com uso predominante em fachadas (comerciais ou residenciais), o steel frame tem um tempo de obra reduzido, proporcionando uma antecipação de até 3 meses, comparado aos métodos tradicionais.

Além de garantir montagem mais rápida, o risco de acidentes de trabalho minimizados, pois a instalação das placas é feita por meio de gruas e não funcionários em andaimes. O canteiro de obra é mais limpo e sustentável, pois consiste na montagem de estrutura metálicas, com menor uso de argamassa, cimento ou água. Além disso, por ter materiais pré fabricados no tamanho certo, reduz o desperdício e a porcentagem de perda.

É importante destacar que, para construir em steel frame, é preciso muito planejamento e um projeto detalhado, considerando todas as intervenções. Por isso, o tempo de projeto é maior, já que no canteiro de obras a execução rápida e eficiente depende de um projeto sem falhas.

>> Acesse o artigo completo sobre construção steel frame e saiba mais.

Atualmente, muitos construtores ainda não estão familiarizados com o processo. Isso acaba impactando no prazo de execução e nos resultados. Assim fica clara a importância de formar novos profissionais para atender esse mercado.

Nesse congresso latino americano de steel frame foi formada a 1ª turma de pós-graduação em construção a seco, especializada em Steel Frame! Estar presente momento marcante foi uma honra para nossa equipe.


O grupo Artesana tem como tradição se manter atualizado em relação às tendências e a legislação do mercado de construção civil, desde as nossas lojas físicas, até os canais de venda online.

Por isso, a missão da Artesana Engenharia é oferecer excelentes soluções em construção a seco, prezando pela qualidade superior nos materiais e processos, através da valorização da boa técnica de construção.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades em construção no mercado brasileiro.

Oferecimento:

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ dominoqq poker qq DominoQQ DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ PKV Games AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://www.kmmw.co.il/bandarq/index.html https://www.kmmw.co.il/pkvgames/index.html https://www.kmmw.co.il/dominoqq/index.html https://www.kmmw.co.il/mixparlay/index.html https://www.kmmw.co.il/bandar66/index.html
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq