Drywall completa 45 anos no mercado brasileiro

Oriundo da chamada Sackett Board, uma chapa composta por três camadas finas de gesso intercaladas com folhas de feltro, apenas mais tarde ganhou a configuração atual com um miolo único. Ao incluir o cartão às placas uma nova característica fora incorporada junto resistência à compressão do gesso, a resistência à tração proporcionada pelo cartão. Assim, o Drywall tornou-se uma solução na substituição ideal para o sistema de madeira, totalmente inflamável, utilizado até então amplamente na construção norte-americana. Evitando que tragédias como o incêndio ocorrido em Chicago, em 1871, cuja área central da cidade fora reduzida a cinzas, deixando pelo menos 300 mortas e mais de 100 mil pessoas desabrigadas.

 

No Brasil

Em 1970 o sistema Drywall enfim chega ao Brasil, trazida pelo médico Roberto de Campos Guimarães, fundador da Gypsum do Nordeste em Petrolina (PE), tornando-a primeira fábrica das chapas de gesso em território nacional. E assim, deu-se origem ao uso do sistema na construção civil brasileira. Inicialmente empregada apenas em paredes internas, o Drywall passou a ser utilizado em várias edificações, como o conjunto habitacional Zezinho Magalhães Prado, construído em Guarulhos, projetado por três expoentes da arquitetura de São Paulo: João Batista Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha.

No entanto, os resultados obtidos quantativamente não foram como o esperado, levando a fábrica a enfrentar dificuldades financeiras. Em 1995, os problemas financeiros foram sanados quando o grupo francês Lafarge adquiriu a Gypsum do Nordeste. Em seguida chegaram a BPB Placo (joint-venture anglo-chilena) e a Knauf do Brasil (do grupo alemão Knauf), fechando os anos 2000 com 3 fábricas de chapas e outros componentes para a tecnologia drywall em solo nacional. Diversas mudanças ocorreram no seguimento no início do século 21, a BPB Placo passa a pertencer ao grupo francês Saint-Gobain e a Lafarge Gypsum foi adquirida pelo grupo belga Etex. Mas, foi apenas em 2010 que se inaugurou a primeira fábrica do segmento com capital nacional, a Trevo do Nordeste.

Com a difusão deste novo sistema construtivo, as 3 empresas pioneiras no segmento – Gypsum Drywall (antiga Lafarge Gypsum), a Placo do Brasil (antiga BPB Placo) e a Knauf – sentiram na necessidade de fazer com que o sistema drywall fosse aplicado de acordo com os mesmos rigorosos adotados no exterior, para assegurar a obtenção dos melhores resultados principalmente em termos de desempenho. Assim, surge a Associação Brasileira do Drywall, responsável pela difusão de conhecimento sobre o drywall, atingindo todos os públicos envolvidos no seu uso, como incorporadores, construtores, engenheiros, arquitetos, designers de interiores, montadores do sistema, técnicos em edificações e profissionais de assistência técnica. Hoje, esta associação que reúne não só fabricantes de chapas, mas também dos demais componentes do sistema, passa ser a principal fonte de referência do país quanto aos padrões de qualidade de projeto e de execução dos sistemas drywall utilizados em paredes, revestimentos, forros e mobiliário fixo.

O Drywall ganhou tanta força no país que hoje é única tecnologia construtiva em uso no país coberta por um conjunto tão abrangente de normas, suprindo todas as necessidades básicas do mercado.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini BandarQQ pkv games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Slot1131 Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member DominoQQ PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games