Escolha Fornecedores Confiáveis Para Sua Obra: Conheça o PBQP-H

porblogartesana

Escolha Fornecedores Confiáveis Para Sua Obra: Conheça o PBQP-H

Quando o assunto é construção civil, a segurança na obra e qualidade dos materiais é muito importante. Essa preocupação existe para manter seguras as pessoas que trabalham no local que está sendo construído e para todos que vão usufruir do espaço depois de pronto.

Por isso, existe o PBQP-H, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Nessa iniciativa, as empresas e fornecedores da construção civil são incentivados a entregar seus produtos e serviços com qualidade.

Dessa forma, além de desenvolver as empresas nesse mercado, os clientes podem obter cada vez mais entregas com excelência e segurança.

regulamento e norma de drywal pelo pbqp

O que é o programa?

O foco do PBQP Habitat é garantir dois pontos fundamentais para o setor de construção civil:

  • A qualidade, segurança e durabilidade das obras;
  • A produtividade do setor pela sua modernização.

A ideia é engajar todos os segmentos da cadeia produtiva, unindo forças em prol de soluções com maior qualidade e menor custo.

Sistemas para desenvolvimento do PBQP-H

Para que os ideais do PBQP sejam cumpridos, uma série de ações foram desenvolvidas, como os três sistemas de adesão voluntária por parte das empresas de construção civil.

  • SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil: que garante a certificação de sistemas de gestão da qualidade de construtoras;
  • SiMaC – Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos: que monitora a conformidade dos processos de fabricação, importação e distribuição dos materiais e sistemas construtivos;
  • SiNAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais: que avalia a inovação tecnológica em sistemas convenciais do setor.

Através desses sistemas, as empresas relacionadas à construção civil podem aderir e fazer parte desse desenvolvimento conjunto.

Além disso, empresas certificadas demonstram sua responsabilidade com a entrega aos clientes e ganham credibilidade. Isso é um sinal importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar em sua obra e para comprar os materiais.

SiMaC – Qualifica os Materiais e Componentes

Esse sistema foi criado para combater a não conformidade com padrões de fabricação, importação e distribuição de produtos.

Ele se aplica aos materiais, componentes e sistemas construtivos em que são exigidos cumprimentos das normas técnicas brasileiras segundo a ABNT.

Por isso, as empresas que quiserem passar por esse sistema, precisam produzir ou comercializar produtos que seguem as normas. 

As vantagens desse programa está na contribuição com a credibilidade das empresas que investem em uma produção conforme, na disponibilidade de produtos normatizados para construtoras ou para o consumidor final.

Saiba mais sobre as principais normas de drywall e produtos normatizados.

SiNAT- Avalia a inovação em produtos e sistemas

Qualquer empresa construtora ou fabricante de materiais pode contribuir com o mercado ao desenvolver uma nova tecnologia. Porém, essa solução inovadora pode ainda não ter uma norma ABNT que avalie sua conformidade.

Para esses casos existe o SiNAT, que avalia e testa a conformidade das inovações tecnológicas do setor.

pbqp h construção civil

Qual a importância de conhecer esse programa?

Seja você um consumidor, fabricante, prestador de serviço ou distribuidor, é importante conhecer o PBQP e as normas de drywall. Só assim você entenderá se os produtos ou empresas com as quais você trabalha podem atestar a segurança e qualidade dos materiais.

Nós da Artesana prezamos por comercializar apenas produtos que atendem aos requisitos de conformidade e sempre com nota fiscal. Esse é um dos requisitos que cumprimos para garantir uma entrega de alta qualidade para nossos clientes.

Portanto, antes de escolher onde comprar ou quem contratar, consulte sua conformidade com os padrões técnicos.

Sobre o Autor

blogartesana administrator

Deixe uma resposta