Lista de Materiais do Sistema Steel Frame: Perfis, Montantes, Paredes e Cobertura

materiais do sistema steel frame

O sistema construtivo steel frame é um método de construção a seco que está se tornando cada vez mais conhecido no mercado de construção civil brasileira.

Por usar estrutura de aço galvanizado leve, também conhecida como Light Steel Frame, esse sistema tem muitas vantagens:

  • Requer uma fundação mais rasa que usa menos material;
  • É um tipo de construção que gera menos resíduo e maior limpeza na obra;
  • Economiza água;
  • Não utiliza tanto concreto e cimento;
  • Garante projetos com execução mais rápida.

Você pode conhecer mais sobre o que é steel frame em outros conteúdos do blog.

Nesse artigo, você conhecerá com mais detalhes os materiais essenciais do sistema steel frame: perfis, montantes, paredes e coberturas.

perfil, parede e cobertura steel frame

1. Perfil Steel Frame

O perfil de steel frame é um dos componentes estruturais de uma obra em steel frame. Eles são fabricados em uma norma conhecida como perfil formado a frio, a partir de bobinas de aço com alta resistência mecânica.

Para garantir a resistência na sua obra, os perfis de aço da loja Artesana são produzidos em aço galvanizado com espessura de 0,95 mm, também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT 15.253.

Com isso, os perfis podem ser usados em diversos segmentos da construção, como colunas, vigas, revestimentos externos, chapas cimentícias, painéis de OSB e muito mais.

Além disso, os perfis de steel frame podem vir com furos que permitem a passagem de conduítes, fios elétricos e canos.

Tipos de perfis

Os perfis costumam ter sempre a mesma altura nominal, e podem ter variações em sua largura:

  • 90mm;
  • 140mm;
  • 200mm.

Além disso, existem dois tipos de seções:

  • Seção U simples
  • Seção Ue Enrijecido
tipos de seções do perfil steel frame
  • Guia Steel Frame:  são as peças horizontais utilizadas no chão e no teto;
  • Montante Steel Frame: são as peças verticais com espaçamento apropriado para paredes e colunas.

2. Paredes Steel Frame

Para construção de paredes steel frame, são utilizados diversos materiais que fazem o fechamento externo da edificação. A principal delas é a placa cimentícia, que está disponível em diferentes tamanhos e composições.

A seguir você conhecerá cada um dos componentes de uma parede steel frame externa:

componentes da parede steel frame externa

Placa de OSB

OSB é a sigla para Oriented Strand Board, sendo um painel composto por tiras prensadas de madeira reflorestada. Por isso, tem maior resistência do que uma chapa de madeira comum. Sua função é compor a estrutura entre o isolamento interno e a parte do fechamento externo.

Membrana Protetora

Para garantir proteção contra umidade e evitar infiltrações, é aplicada uma membrana protetora entre a placa de OSB e a chapa cimentícia.

Essa é uma membrana especial que funciona como barreira de vapor, ou seja, ela permite a transpiração da edificação mas impede a entrada de umidade.

Placa Cimentícia

Essas placas apresentam alta resistência mecânica e a umidade, graças a tecnologia de CRFS (cimento reforçado com fios sintéticos) e outras composições.

A placa vem pronta de fábrica, e pode até ser cortada para colocação de portas e janelas. Sua instalação é feita nas guias e montantes de steel frame, de acordo com o projeto. Depois de instaladas, é feito o tratamento das juntas e elas recebem um acabamento especial conhecido como base coat, que garante sua impermeabilização.

Confira as opções de placas para steel frame na loja Artesana.

Acabamento

A última fase das paredes é o acabamento, que pode ser feito com pintura, textura e diversos tipos de revestimento. A placa cimentícia possibilita essa versatilidade no projeto, fazendo com que a obra de steel frame tenha a aparência e estilo desejado pelo cliente.

3. Cobertura Steel Frame

Para montar a estrutura do telhado, também são usados os perfis metálicos de steel frame.

cobertura steel frame

Na imagem acima, temos um exemplo de cobertura steel frame com telha shingle, mas vale ressaltar que podem ser usados diversos tipos de acabamentos como:

  • Telha metálica termoacústica;
  • Telha colonial;
  • Telhado verde e muito mais!

Cada tipo de telha exige um projeto específico para ele, com os componentes necessários, como isolamento, chapas de OSB, subcobertura, ventilação e etc.

estrutura de alumínio para telhado steel frame

Agora você já conhece cada um dos componentes do sistema construtivo steel frame. Continue acompanhando nosso blog para aprender cada dia mais sobre construção a seco.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ dominoqq poker qq DominoQQ DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ PKV Games AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://www.kmmw.co.il/bandarq/index.html https://www.kmmw.co.il/pkvgames/index.html https://www.kmmw.co.il/dominoqq/index.html https://www.kmmw.co.il/mixparlay/index.html https://www.kmmw.co.il/bandar66/index.html
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq