Modernidade e conforto térmico para edificações

porblogartesana

Modernidade e conforto térmico para edificações

Para que procura soluções para o conforto térmico para edificações confiram eficiência e estética não podem deixar de conhecer os brises. Brise-soleil, palavra derivada do francês, significa literalmente quebra-sol. Eles barram a incidência solar na fachada reduzindo o reduzindo o calor recebido, evitando a incidência de direta da radiação nos ambientes internos e evitando a manifestação excessiva do calor. Disponíveis em diversas formas, comprimentos e padrões, que podem ser utilizados tanto internamente quanto externamente, que serão determinados pelo projeto.

Uma solução arquitetônica funcional, modernas, inovadoras e que ainda são muito atraentes.

Para elaboração do projeto, leva-se em conta a geometria de insolação, dimensões, orientação da fachada e na determinação do fator solar. É necessário avaliar a orientação solar da superfície e definir o horário que deseja proteger a construção da radiação solar além da necessidade do ambiente quanto à luminosidade, ventilação e visibilidade.

Existem modelos pré-fabricados, sob medida ou moldados in-loco e podem ser em aço, madeira, concreto, tela, vidro, policarbonato e outros. Para avaliar a melhor opção ao projeto, devem-se considerar as características do material e o valor que o cliente deseja investir. Além disso, são categorizados pela tipologia de suas lâminas (verticais, horizontais ou mistas), pela sua mobilidade (fixa ou móvel) e pelo acabamento (liso ou perfurado).

Biblioteca e Centro Cultural Vennesla na Noruega

Edifício Copan em São Paulo

Edifício Copan em São Paulo

ED_GUSTAVO_CAPANEMA_RJ

Edifício Gustavo Capanema no Rio de Janeiro

 

A curto prazo o investimento em brises é um pouco elevado, porém é fundamental considerarmos a economia a longo prazo devido à redução de consumo de energia devido a sua eficiência térmica e bem-estar.

 

Listamos algumas vantagens desta solução arquitetônica:

  •  Redução da carga térmica
  • Desempenho térmico e luminoso
  • Economia de energia
  • Permite ventilação e visibilidade

 

Desvantagens dos brises:

  •  Manutenção difícil das lâminas móveis
  • Limpeza complicada
  • Custo elevado comparado a outras soluções da categoria

 

E ainda, mesmo que não exista uma certificação específica na qual os brises se enquadrem, eles contribuem no quesito de eficiência energética e desempenhos térmico e luminoso de selos de sustentabilidade.

Interessou-se? Entre em contato com a Artesana Engenharia.

E-mail: atendimento@artesanaengenharia.com.br

Tel: 11 2604-9888

Sobre o Autor

blogartesana administrator

Deixe uma resposta