O que é Construção a Seco? Conheça as Vantagens e os Tipos de Construção

construção a seco

Você já deve saber que existem várias formas de construir, e algumas delas são ótimos para economizar material de construção e obter mais agilidade na entrega da obra. Um exemplo disso é a construção a seco, que recebe esse título por não utilizar grandes quantidades água, areia e cimento para sua estrutura.

Esses meios de construção já são amplamente utilizados em outros países, e tem crescido no Brasil. Por isso, queremos transmitir nosso conhecimento na área de construção civil a seco, explicando o que são esses sistemas construtivos e quais suas principais vantagens.

Construção a seco: o que é?

O nome construção a seco é a terminologia adotada pelo mercado para definir um processo da construção civil que não usa água na composição estrutural da obra. Por isso, consiste em montar e instalar pilares e vigas fabricadas de maneira industrial, de acordo com as medidas do projeto.

É por isso que o uso de concreto se limita apenas à fundação (radier) e não se usa cimento, argamassa, areia e água em outros processos. Isso resulta em uma obra mais limpa e sem a característica sujeira dos processos adicionais como entulho.

Portanto, esse método é a combinação e montagem dessas estruturas pré-fabricadas, e podem ser feitas de perfis metálicos, placas de concreto, placas de gesso, madeira e outros materiais.

Diferenças entre construção de alvenaria e a seco

Citamos a alvenaria como um grande exemplo de construção tradicional que precisa de água, argamassa e gera um grande volume de entulho.

O sistema de construção a seco garante mais rapidez nas obras, além de uma ótima proteção contra umidade e sustentabilidade nos processos.

A construção de alvenaria utiliza os tijolos e cimento para sustentação e estruturação da edificação. Já na construção a seco possui uma alta tecnologia envolvida que confere alta resistência mecânica com o uso de perfis normatizados, placas e componentes como mantas termoacústicas, atendendo um rigoroso padrão de qualidade. 

Vantagens do método

Já faz algum tempo que a construção a seco é utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Aos poucos, está conquistando o mercado brasileiro, no qual os consumidores finais estão conhecendo vantagens sobre os processos tradicionais.

Resistência e Durabilidade

Os projetos que atendem aos padrões nacionais e internacionais oferecem alta resistência aos  impactos e à umidade, além de oferecer conforto termoacústicos.

Leveza & Agilidade

Esse sistema construtivo proporciona uma drástica redução no tempo e custo de execução, pois tem menos etapas do que o tradicional.

Outro ponto é que as estruturas mais leves reduzem a carga sobre a fundação, e a espessura das paredes internas proporciona um ganho de área útil no projeto.

Praticidade na manutenção

Como as instalações, hidráulicas e elétricas, são executadas no interior das paredes e antes do fechamento das mesmas, para fazer manutenção basta retirar uma das placas. Isso facilita o manuseio dos materiais na obra.

Sustentabilidade

A grande sacada da construção a seco não está apenas nas vantagens proporcionadas à obra em si, mas a todas aquelas associadas ao meio ambiente. 

Dessa forma, é mais sustentável pois:

  • Reduz o consumo de água;
  • Produz menos resíduos;
  • Utiliza matéria-prima reciclável;
  • Garante maior eficiência energética.

Tipos de construção a seco

A construção a seco é um termo que abrange diferentes métodos construtivos. Descubra quais são e entenda as características de cada um.

Drywall

O sistema drywall é composto por perfis metálicos revestidos com placas de gesso acartonado pré-moldadas.
As placas podem ter diferentes espessuras e composições de acordo com sua aplicação. Saiba mais sobre os tipos de placa de gesso.

Esse tipo de construção traz maior agilidade, economia e versatilidade ao projeto. Para fazer o isolamento entre as placas, é possível usar mantas de lã mineral, mantas lã de pet ou manta lã de vidro.

Os materiais utilizados são:

  • Chapa de gesso Drywall Standard;
  • Chapa de Gesso Drywall Resistência a Umidade;
  • Chapa de Gesso Drywall Resistência ao Fogo;
  • Chapa de Gesso Performa;
  • Manta lã de vidro.

Parede Dupla de Concreto

Esse tipo de estrutura é feito com módulos pré-fabricados e prontos para aplicar, muito comum na construção de shopping centers e galpões.

Para isso usamos duas placas de concreto armado com um espaço entre elas, permitindo passar instalações hidráulicas e elétricas. Devido ao peso das paredes, sua colocação é feita com guindastes.

Os dois lados de paredes são ligados por uma armadura em treliça, responsável pela sustentação do edifício. Depois de instaladas, o enchimento entre as paredes pode ser de concreto, lã de rocha, isopor ou poliuretano expandido.

As portas e janelas previstas no projeto são previamente estabelecidas por um sistema de corte a laser, ainda na fase de fabricação. Isso acontece pois não é possível fazer esses cortes na obra.

Wood Frame

Nesse método, a estrutura consiste em montantes e travessas de madeira maciça, além do fechamento em chapas com um material semelhante, as placas OSB.

Feita a partir de lascas de madeira reaproveitadas, a placa de OSB é um tipo de matéria-prima mais sustentável. Mas isso não impede o uso de fechamento com placas de drywall e outros materiais.

Steel Frame

A construção light steel frame utiliza perfis de aço galvanizado. Por ser mais leve que a alvenaria, sua fundação pode ser mais rada e simplificada.

O acabamento de projetos steel frame pode ser feito com placas cimentícias, além de outros materiais como drywall na parte interna e revestimentos diversos.

Painéis EPS

Os painéis EPS começaram a ser usados no Brasil por volta dos anos 90. É feito com telas de aço galvanizado unidas por treliças e firmadas na parte interior com EPS. Nesse método, é necessário utilizar argamassa na estrutura, mas ainda é considerado como construção a seco.

Com isso, os painéis de poliestireno expandido conferem boa resistência com peso baixo. Também são considerados um excelente isolante térmico, indicado para locais frios ou câmaras frigoríficas.

Agora que você já conhece os principais métodos de construção a seco, já pode pensar em como melhor a eficiência do seu projeto com processos inovadores e mais sustentáveis.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini BandarQQ pkv games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Slot1131 Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member DominoQQ PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games