O que É e Como Usar Tinta Acrílica na sua Obra

como usar tinta acrílica

A pintura é uma das fases de acabamento da obra, que faz parte do design de interiores. Com uma camada de tinta, você pode transformar um ambiente, trazendo sensações diferentes e renovando o espaço. Por isso, escolher a tinta certa faz parte do processo de decisões para que seu projeto seja um sucesso.

Para te ajudar a decidir qual tinta usar na parede, vamos apresentar o que é a tinta acrílica, dicas de como usar e aplicar, além de suas principais vantagens.

O que é Tinta Acrílica?

A tinta acrílica é solúvel em água e é indicada para paredes internas ou externas. Por conter resinas acrílicas em sua composição, essa tinta tem um ótimo grau de impermeabilidade, permitindo que as paredes pintadas sejam lavadas com facilidade usando um pano úmido.

Além disso, a tinta acrílica apresenta outras vantagens, como a resistência aos efeitos do sol e radiação UV, por isso é muito usada em paredes externas. Essa tinta também apresenta opções diferentes de acabamento:

  • Brilho ou Semibrilho: que é mais resistente, mas pode destacar as imperfeições da parede;
  • Acetinado: possibilita um toque fino e suave à parede;
  • Fosco: disfarça muito bem os detalhes na parede, mas é um pouco menos resistente à limpeza.

Então, ao escolher a tinta acrílica para pintar uma parede, você tem um tempo de secagem mais rápido, maior durabilidade da pintura e baixo odor na aplicação.

Onde e como usar essa tinta?

Por ter essas características que fazem a tinta acrílica ser mais resistente e impermeável, ela serve para paredes internas ou externas. Ao utilizar um bom primer e tinta 100% acrílica, ela se torna uma excelente opção para áreas molhadas ou lavadas com frequência.

Por isso, a tinta acrílica serve para áreas de piscina, paredes externas de casa, paredes próximas às quadras, banheiros, lavabos, cozinhas e etc. 

Para saber exatamente como usar tinta acrílica, confira a embalagem do produto. Confira se é adequado para a superfície que você vai aplicar, que pode ser para placa de drywall, parede de alvenaria ou outras.

Vantagens & Desvantagens 

Descubra as principais vantagens da tinta acrílica para sua obra. Assim você poderá decidir se essa composição de tinta é a escolha ideal para as necessidades do seu projeto e do ambiente onde ela será usada.

  • Secagem rápida: agiliza a aplicação das demãos;
  • Sem cheiro forte: em comparação a acabamentos alquídicos, a tinta acrílica tem baixo odor;
  • Multi superfície: pode aplicar em materiais diversos, de acordo com a recomendação do fabricante;
  • Fácil aplicação: por secar com facilidade e permitir aplicação de várias camadas;
  • Melhor adesão: a composição da tinta, quando preparada corretamente, facilita à adesão em diversos materiais;
  • Flexibilidade: expande e contrai com menor chance de obter rachaduras;
  • Resistente ao sol e aos raios UV: o que permite que a vivacidade das cores se mantenha por mais tempo do que as tintas à base de óleo;
  • Resistente à umidade: por causas das resinas acrílicas é uma tinta impermeável, mais resistente à limpeza e ao mofo causado por umidade.
  • Respirável: a tinta deixa que a umidade em excesso escape, evitando aparecer bolhas ou perder adesão;
  • Maior durabilidade: mantém cor e brilho por mais tempo;
  • Solúvel em água: facilita a preparação da tinta e o processo de aplicação;
  • Retoque fácil: não mostra tanta diferença de cor e brilho ao retocar à parede, se comparada às tintas com base de óleo;
  • Fácil de limpar: por ter uma composição que resiste aos efeitos de água e umidade.

Além disso, algumas características da tinta acrílica merecem um ponto de atenção. Para um acabamento melhor e resultados eficientes, ela demanda aplicação de várias camadas. Por isso, é preciso um cuidado especial para evitar marcas de pincel ou do rolo. Outro ponto é que, em áreas de tráfego intenso, a tinta pode sofrer desgaste por impactos muito fortes contra a parede.

Diferenças entre tinta látex & tinta acrílica

Uma dúvida muito comum é a diferença entre tinta acrílica e a tinta látex. Esses dois tipos são solúveis em água e fáceis de aplicar. No entanto, a tinta látex não contém a resina acrílica, o que faz dela menos resistente e impermeável.

Então a principal diferença é que a tinta látex não é recomendada para áreas externas e não é lavável. Já a tinta acrílica proporciona maior versatilidade de aplicação e de acabamentos.

Onde comprar tinta acrílica para parede?

Nas lojas de tintas locais ou lojas de material para construção você pode encontrar algumas opções de tinta acrílica para pintar paredes. Mas as lojas físicas podem ter uma limitação de cores e marcas disponíveis.

Pensando em facilitar o processo de comprar tinta acrílica, a loja online da Artesana disponibiliza várias opções de tinta para piso interno e externo, assim como tinta para drywall. Acesse o site e confira as opções de tintas para utilizar no seu projeto!

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

PKV Games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ PKV Games PKV Games DominoQQ PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay Slot Dana Bonus New Member PKV Games BandarQQ Bonus New Member https://www.eastoftheweb.com/assets/product/pkvgames/ https://www.eastoftheweb.com/assets/product/bandarqq/ https://airportscouncil.org/wp-content/uploads/-/slot-gacor-4d/index.html https://www.frc.go.ke/wp-includes/assets/-/jackpot/
Slot Depo 5K Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkvgames pkv games pokerqq bandarqq login pkvqq slot gacor dominoqq bandarqq bandarqq