ProAcústica e a revisão das normas do setor acústico

O Comitê brasileiro de Construção Civil, o CB02, da ABNT, deu prazo até setembro de 2012 para que a revisão das normas brasileiras de acústicas fossem apresentadas, com esse prazo finalmente as normas acústicas do país serão atualizadas e passarão para consulta pública, informa Davi Akkerman, presidente da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).

No último dia 26 de junho de 2012, aconteceu um encontro no Bourboun Convention Ibirapuera, em São Paulo, para os associados da entidade (empresas, especialistas e profissionais do mercado de acústica) onde o principal tema em destaque foi a  revisão das normas acústicas.

Foram formados três grupos de trabalhos que cuidaram das seguintes questões:

  • NBR 10.151
  • NBR 10.152
  • tradução e adaptação da ISO 1996 (Acústica, Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente) que se tornará a norma brasileira de referência na área.

Durante o evento foi anunciado que a ProAcústica convidada pela Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) fará parte do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, da Câmara Ambiental da Construção, juntamente com o  Sinduscon-SP, Abramat, Afeal, Apeop, Asbea, Secovi, GT Rodovias da Câmara Ambiental, além da  Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Secretaria Municipal de Habitação e Secretaria Estadual da Habitação (CDHU).  Seu papel será auxiliar no Macrozoneamento de Ruídos Urbanos, estudo que contemplará parâmetros e metodologias de medição para ruídos urbanos e sua interface com empreendimentos residenciais, comerciais e de serviços.

A Câmara Ambiental pretende  ainda aprofundar conhecimentos, elaborar instrumentos de orientação para o atendimento à legislação e normas técnicas relacionadas a ruídos urbanos e nos empreendimentos.

Outro tema tratado no encontro foi o Ensaio Interlaboratorial, promovido pela ProAcústica, que tem participação de vários laboratórios de medições acústicas de campo com o objetivo de avaliar a precisão dos métodos de acordo com as normas ISO 140-4 ou NBR 10151. Segundo Juan Frias, coordenador da Comissão de Edificações da ProAcústica, a participação do Ensaio Interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e melhoria das empresas que atuam na área de medições acústicas de campo, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelas demais. Além de analisar os desvios, o procedimento contribui também para identificar erros na cadeia de medição que, de outra maneira, não seriam perceptíveis e, assim, realizar correções necessárias.

Outra participação importante no evento, foi  a do o professor Bento Coelho, do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa e coordenador, aqui no Brasil, do curso de pós-graduação lato sensu “Formação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental”, promovido pela ProAcústica em parceria com a Escola Politécnica da USP (Poli), Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (IST) , que palestrou sobre “Acústica de edifícios e ambiental”, abordando os aspectos da engenharia acústica relacionados com o desempenho dos edifícios e sobre mapeamento sonoro das cidades e gestão do ruído urbano.

A Artesana é uma associada a ProAcústica, Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais para o desenvolvimento  da Acústica Aplicada no Brasil. Foi criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras, congrega profissionais do setor de conforto sonoro ambiental, fabricantes de produtos acústicos, escritórios de arquitetura, projetos e consultoria em acústica, empresas de instalação e distribuição, laboratórios e construtoras. A entidade colabora com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas ambientais, de materiais e aplicações acústicas. Tem como foco divulgar a importância das soluções acústicas para a saúde e qualidade de vida.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

PKV Games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ PKV Games PKV Games PKV Games PKV Games PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay Slot Dana Bonus New Member Slot Ovo pg soft PKV Games BandarQQ Bonus New Member http://117.121.211.35/img/pkvgames/ https://airportscouncil.org/wp-content/uploads/-/slot-gacor-4d/index.html https://www.frc.go.ke/wp-includes/assets/-/jackpot/ https://www.muistiliitto.fi/robopragma/
Slot Depo 5K Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
DominoQQ BandarQQ BandarQQ
https://qms.pom.go.id/sites/default/files/cuan/ https://qms.pom.go.id/sites/default/files/cuan/slot-thailand/ https://qms.pom.go.id/sites/default/files/cuan/robopragma/
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkvgames pkv games pokerqq bandarqq login pkvqq slot gacor dominoqq bandarqq bandarqq