Qual a Diferença entre Drywall e Steel Frame?

diferença entre drywall e steel frame

As pessoas que trabalham e acompanham o mercado de construção civil percebem a evolução na tecnologia empregada nos modos de fabricação e uso de novos métodos construtivos.

Um bom exemplo disso são os vários tipos de construção a seco, que tem se tornado cada vez mais conhecidos no Brasil. Conforme esse método vai sendo utilizado, maior é a aceitação por parte do consumidor e também contribui para disseminar a capacitação dos profissionais;

No entanto, nem todos os profissionais estão 100% atualizados e sabem como trabalhar com esses novos métodos. Por isso, acreditamos que compartilhar nosso conhecimento e compartilhar informações é essencial para evolução desse mercado.

Então, hoje vamos esclarecer uma dúvida muito comum em relação à construção a seco. Qual a diferença entre drywall e steel frame? Ambos são métodos mais sustentáveis e ágeis, porém tem algumas características específicas que precisamos abordar.

Mas antes, vamos estabelecer o que é cada um desses conceitos.

Entenda o que é drywall

O nome drywall se refere ao método de construir paredes e forros com perfis de aço e placas de gesso acartonado. Essas placas podem vir em diferentes cores que representam características específicas sobre elas:

  • Resistência à umidade – Verde;
  • Resistência ao fogo – Rosa;
  • Standard – Branca e outras.
instalação de drywall

As principais vantagens de usar o drywall são:

  • Rapidez na execução da obra;
  • Menor consumo de água e menos resíduos;
  • A probabilidade de erros é reduzida, devido à precisão do projeto.

O que significa Light Steel Frame

A construção em steel frame consiste na utilização de perfis de aço galvanizado para toda a parte estrutural de uma edificação. A vedação externa é feita com várias camadas de material, que envolve placas de madeira OSB, lã de vidro ou de PET e placas cimentícias.

Por ser um sistema de construção a seco, não precisa de tijolos e cimento (exceto na fundação), é mais sustentável por usar menos água e produzir uma quantidade muito menor de resíduo

Com isso, o LSF permite uma obra mais limpa, com um prazo ainda mais ágil e ganho de área interna e externa.

exemplo de projeto steel frame

É importante ressaltar que é possível utilizar o steel frame e o drywall no mesmo projeto, desde que esses métodos sejam utilizados da forma correta.

Quais as principais diferenças entre drywall e steel frame?

Ambos são processos de construção a seco e podem ser usados em conjunto. Apesar disso, tem funções e características muito diferentes entre si.

1. Recomendação de uso

A principal diferença está relacionada ao uso de cada método. Como o drywall é um sistema de vedação, é indicado para criação de paredes e forros internos, com perfis e montantes específicos para as placas de gesso acartonado.

Já o steel frame possui função estrutural, ou seja, dá sustentação para o edifício, da mesma forma que as colunas e vigas são a estrutura de uma construção de alvenaria.

2. Composição e tamanho dos perfis

Outra diferença crucial é que o aço utilizado para um perfil de drywall tem uma composição diferente dos perfis steel frame. Nas ligas de aço mais utilizadas, quanto maior a quantidade de carbono, maior a resistência do material.

Por isso, se você pegar um perfil para drywall nas mãos e comparar com um perfil de steel frame, irá notar que o perfil drywall é bem mais maleável do que o outro.

Além disso, os perfis de drywall e steel frame estão disponíveis em tamanhos e espessuras diferentes:

  • Drywall: perfis de 48mm, 70mm ou 90mm, com espessura mínima de 0,50 mm
  • Steel Frame: utiliza perfis de 90mm, 140mm, 20mm ou 250mm com espessura enrte 0,80mm e 3,00 mm.

Isso acontece pois o perfil de aço galvanizado do LSF é estrutural e precisa ter a resistência necessária para suportar cargas e cumprir sua função.

ferramentas de construção a seco

Agora que você entende a diferença entre drywall e steel frame, vale a pena mencionar que eles podem ser usados em conjunto. Um exemplo disso seria uma casa feita com estrutura em light steel frame, que possui fechamentos internos e paredes feitas com o sistema drywall.
Para garantir matéria-prima para construção de forros e divisórias, vale a pena conhecer a loja online da Artesana e aproveitar as excelentes condições de pagamento.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini BandarQQ pkv games PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Slot1131 Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member DominoQQ PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games