Tratamento de juntas para forro de drywall

O nivelamento e tratamento de juntas requerem atenção na etapa de montagem de forros de Drywall. Fique atento!

O Drywall não só tem sido muito utilizado para a montagem de parece, mas também para a montagem de forros, principalmente em escritórios e obras comerciais. Tornando as obras mais rápidas e limpas. As vantagens na utilização deste sistema são a possibilidade o desempenho acústico e a possibilidade de embutir instalações.

O forro estruturado de Drywall é feito por meio do aparafusamento de chapas de Drywall em estruturas de aço galvanizado, onde a estrutura é suspensa por pendurais, em geral, compostos que utilizam tirantes para fixa-los a laje superior e a um suporte nivelador. Outros tipos de pendurais também podem utilizados para esta montagem, tais como os compostos de perfis ou fitas metálicas. Já o perímetro do forro pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado.

Outras características deste sistema que o tornam um sucesso é a possibilidade de criar elementos decorativos como a sanca, elementos curvos, detalhes rebaixo para composição de volume de teto e a instalação de iluminação embutida.

Procedimentos para desenvolvimento de projeto e execução

Antes de iniciar a fixação das placas elas devem ser cortadas nas medidas especificadas no projeto de forro, no qual também devem constar as tirantes, tabicas e reguladores, além da distância entre eles.

De acordo com a NBR 15.578-2, a instalação somente deverá ocorrer após a verificação dos seguintes itens:

  1. Compatibilidade os outros projetos que compõem a obra (estrutura, vedações, instalações hidráulico- sanitárias, instalações elétricas, de comunicação e de dados, sistema de ar-condicionado, sprinklers, luminotécnica etc.).
  2. Proteção das aberturas da obra para impedir a entrada de chuva e umidade.
  3. As vedações internas e externas que não fazem parte do sistema drywall devem estar acabadas.
  4. Os elementos construtivos próximos ao forro de gesso acartonado deverão estar acabados.
  5. Todas as saídas das instalações hidráulicas, elétricas, de ar-condicionado, sprinklers etc. devem estar posicionadas de acordo com o projeto.
  6. A estrutura suportedeve ser dimensionada para suportar o peso do forro de gesso acartonado.

O forro de Drywall deve ser dimensionado para suportar seu próprio peso, sobrecargas, como uma simples luminária, deve ser fixada com uma estrutura própria. A fixação de cargas no forro deve ser provisionadano projeto e sempre respeitando os limites de segurança, considerando um coeficiente de segurança igual a três para a carga de uso em relação à carga de ruptura e um deslocamento máximo de 1/300 do vão para limitar a carga de uso, ou até 1/600 considerando a dimensão do forro e o aspecto estético requerido.

Abaixo está uma lista dos principais aspectos a serem observados no projeto de forros de drywall:

  • Tipo de placa e perfis a serem utilizados.
  • Utilizar apenasplacas que atendam as normas brasileiras ABNT NBR 14.715, NBR 14.717, assim como os perfis devem atender a NBR 15.217.
  • Deve ser determinado o tipo de fixação e as condições do suporte de fixação do forro de acordo com o tipo da laje, tipo de telhado, tipo de estrutura etc.
  • O projeto deve prever o perfeito espaçamento entre os perfis de estruturação do forro. Assim como prever e dimensionar as juntas de dilatação caso sejam necessárias em função dos vãos dos ambientes de acordo com as tabelas constantes nas normas técnicas da ABNT.
  • Por fim, o profissional precisa observar as restrições de uso do sistema.

Metodologia de Aceitação dos Suportes Nivelados

Características

Critérios

Amostragem

Nº de Corpos de Prova

Máximo de Corpos de Prova Não Conformes

Massa de zinco no tiranteMédia ? 110 g/m²15 unidades de cada3 unidades de cada0
Massa de zinco do suporte nivelador (canaletas C e ômega) da junção H e do ConectorZ 275 a*0
Resistência à tração do pendural1,0 kN0
Resistência à tração no conjunto pendural + perfil0

*“a” Massa mínima de revestimento de 275 g/m² – total nas duas faces
Fonte: Extraído de ABNT NBR 15.758-2:2009.

Resistência Mecânica do Forro Estruturado com Ômega ou C

Tipo de Forro

Peso kg/m²

Qnt de Chapas

Tipo de Estrutura

Espaçamento Máximo da Estrutura (mm)

Espaçamento dos Pendurais

Estruturado121 chapa de 12,5 mmCanaleta C6001.200
Canaleta Ômega1.000
222 chapas de 12,5 mmCanaleta C4001.200
Canaleta Ômega1.000

Forro Estruturado com Montantes e uma Chapa de Gesso de 12,5 mm

Perfil

Montantes Simples Distância entre Suportes Niveladores

Montantes Dupla Distância entre Suportes Niveladores

Espaçamento entre Montantes

Espaçamento entre Montantes

600 mm

400 mm

600 mm

400 mm

M 482,002,252,202,65
M 702,302,802,703,30
M 902,703,203,103,80

Fonte: Associação Drywall

Montagem

O gerente técnico da Assossiação Drywall, Carlos Roberto de Lucca, explica que a fiscalização dos serviços relacionados à instalação de forro estruturado de drywall deve se basear nos procedimentos descritos na ABNT NBR 15.758:2009 – Sistemas Construtivos em Drywall – Projeto e Procedimentos Executivos para Montagem.

O texto NBR 15.578-2 descreve de forma clara os procedimento executivos para montagem dos sistemas e os critérios quem os contratantes devem adotar para o recebimento de forros prontos (não removíveis). Confira abaixo:

1) forros com irregularidades gerais inferiores a 5 mm em relação a uma régua de 2 m de comprimento;

2) irregularidades localizadas inferiores a 1 mm em relação a uma régua de 20 cm de comprimento.

Assim como ocorrem na montagem do sistema em paredes, o tratamento das juntas merecem toda a atenção. As chapas devem ser adequadamente fixadas e os parafusos devem facear o cartão, evitando saliências, para que posteriormente receba o tratamento. Nas juntas entre o forro Drywall e a parede Drywall, indica-se o uso adequado de fita de papel microperfurada e massa para juntas. Dependendo da forma executiva, caso haja folga entre a parede e o forro, sem o emprego de tabica, molduras decorativas podem ser fixadas no forro ou na parede. Em forros estruturados, as juntas de movimentação devem ser executadas a cada 15 m, no máximo, em ambos os sentidos.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ poker qq DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ Poker QQ PKV Games Slot Raffi Ahmad bandarqq pkv games PKV Games PKV Games Poker QQ AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand Bonus New Member Bgibola Robopragma Slot1131
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot-login https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=togel-up https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-dana https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-ovo https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-qris https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bca https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mandiri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bang-jago https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-5k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-15k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-20k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-25k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-tanpa-potongan https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-indosat https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-telkomsel https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-xl https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-777 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=depo-25-bonus-25 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-x2-x4-x6 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong-ways-2 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-princess-starlight https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-olympus https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pyramid https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-scatter-hitam https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-kamboja https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-thailand https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-filipina https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-russia https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-jepang https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-amerika https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-platinum https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=platinum-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=judi-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bola-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet-wap
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq