Guia dos Tipos de Placa de Gesso Acartonado: O que são e Como Utilizar

tipos de placa de gesso acartonado

Que tal aprender mais sobre a utilização da placa de gesso acartonado na construção?

Quando o assunto é placa de gesso, a Artesana é especialista! Temos mais de 30 anos no mercado de construção civil e drywall.

Então, se você quer saber mais sobre placa de gesso acartonado, o que é, quais os diferentes tipos e como comprar, confira esse guia completo!

O que é uma placa de gesso acartonado

Uma placa de gesso é o revestimento utilizado para construção de forros e paredes no sistema drywall. Por ser leve e com instalação mais rápida, a placa de gesso acartonado pode representar mais rapidez e economia para uma obra.

Como existem diferentes tipos de placa de gesso acartonado para forro, parede ou áreas molhadas, é preciso entender sua aplicação no sistema construtivo. Confira esse guia completo, no qual vamos mostrar como utilizar cada versão da placa na sua obra.

Tipos de placa de gesso: como utilizar

Placa de Gesso Standart (Branca)

A placa branca é a padrão, utilizada para todo tipo de aplicação drywall que receberá pintura. Também conhecida pela sigla ST essa placa de gesso acartonado é muito versátil, pode ser utilizado em forros e paredes do sistema drywall.

placas de gesso verde, branca e rosa

Placa de Gesso Resistente à umidade (Verde)

As áreas molhadas, como cozinhas, banheiros, lavabos e lavanderias, exigem um tipo de placa específica. Para isso, existe a placa de gesso acartonado verde, que é resistente à umidade

A cor verde não está ligada à sua capacidade de resistir a umidade, mas serve para diferenciar dos outros modelos de placa (RU). Sua composição contém químicos hidrofugantes que protegem a superfície contra respingos e umidade, fazendo com que a instalação tenha maior durabilidade. No entanto, essa placa não serve para contato direto com água, como tetos, saunas ou piscinas.

Por ser fabricada com esses componentes, ela não absorve a umidade de argamassas e outros produtos para assentamento de revestimento. Por isso, a placa de gesso verde é indicada para aplicação de cerâmica, azulejo, porcelanato e etc.

Placa de Gesso Resistente ao fogo (Rosa)

Essa placa também tem a coloração rosa apenas para diferenciá-la das demais. A placa rosa é fabricada com componentes específicos que garantem que ela tenha melhor desempenho e resistência ao fogo.

A  composição da placa de gesso rosa (RF) conta com fibra de vidro, que faz com que ela resista melhor ao fogo e ao calor. Por isso, é indicada para áreas como saídas de emergência, ambientes com risco de incêndio, escadas enclausuradas e etc.

Com isso, a placa de gesso acartonado rosa é mais eficiente na proteção e segurança do que o modelo ST,  incluindo o cumprimento dos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575.

Chapas Acústicas

Além das chapas de gesso acartonado, existem outros tipos que podem ser úteis em uma obra.

Para garantir melhor isolamento sonoro, existem as chapas acústicas, como a Placa Performa. Suas funções são absorver sons aéreas e reduzir os odores em ambientes. Esse tipo de placa é mais usada em restaurantes, auditórios e outros ambientes que precisam de um tratamento acústico.

O desempenho de uma chapa acústica irá depender do modelo e acessórios escolhidos, assim como os padrões das furações na placa. Além disso, sua utilização pode ser feita em conjunto com lãs minerais para potencializar o efeito.

Chapas Cimentícias

Além desses outros modelos, temos também as chapas cimentícias para revestimento externo.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de placa tem cimento em sua composição. Por isso, apresenta alta capacidade de resistência térmica e mecânica, fazendo da chapa um revestimento externo adequado.

detalhes das placas de gesso acartonado

Vale a pena conhecer outros tipos, como a placa de fachada Glasroc, que tem uma composição adequada para suportar os efeitos do clima.

Onde comprar placa de gesso acartonado e preços

Você pode comprar as placas de gesso diretamente em lojas especializadas em material de construção. Os preços variam de acordo com a região e também com o tipo de placa que você procura.

Para facilitar o processo de pesquisa de preços e orçamento para o projeto, é possível fazer sua compra em uma loja de drywall online, onde você pode comparar preços, tamanhos e variedade do produto.
Na Artesana, você encontra placas de gesso acartonado a partir de R$32, além de uma grande variedade de produtos para instalação e ferramentas para drywall.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

slot gacor malam ini PKV Games AbangQQ LonteQQ PKV Games DominoQQ pkv Slot Raffi Ahmad Scatter Hitam Taruhan Bola Euro Slot Hoki Robopragma Bonus New Member Mpo Pkv Games DominoQQ Slot77 BandarQQ PKV Games Bonus New Member PKV Games BandarQQ Pkv Games Pkv Games Bonus New Member Robopragma PKV Games BandarQQ Judi Bola Mix Parlay DominoQQ POKER QQ Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat
BandarQQ Poker QQ BandarQQ PKV Games Poker QQ PKV Slot DominoQQ DominoQQ Poker QQ Mix Parlay Poker Bandar Poker
Mix Parlay Euro DominoQQ DominoQQ BandarQQ BandarQQ Parlay Euro BandarQQ
judi bola euro 2024 parlay situs parlay situs parlay slot demo pragmatic redmiqq bandarpkv bagiqq dominoqq pkv situs mix parlay euro 2024 qiuqiu bandarqq id pro bandarqq pkvgames sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandarqq bandar qq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq