Conheça a Construção Steel Frame: O que é e Quais as vantagens?

porblogartesana

Conheça a Construção Steel Frame: O que é e Quais as vantagens?

A estrutura de uma construção é a parte mais importante, pois é responsável pela sustentação da edificação de paredes ou fachadas. Os produtos para armação devem seguir as normas e ser capaz de suportar e resistir todos os esforços produzidos, tanto pelo peso próprio, quanto a sobrecarga de itens e ventos. Por isso, escolher o sistema construtivo do seu projeto faz toda a diferença no prazo, orçamento, limpeza e outros aspectos.

Além do sistema de alvenaria, um dos mais comuns no Brasil, existe também a construção steel frame, feita em aço galvanizado revestida com placa cimentícia. Esse sistema é muito utilizado nos Estados Unidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial e vem ganhando popularidade no nosso país.

Apesar das inúmeras vantagens do método, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é steel frame.

Então vamos apresentar os detalhes desse sistema construtivo para que você faça a escolha certa para o seu projeto.

O que é Steel Frame?

A construção steel frame, também conhecida como LSF (light steel frame) é um sistema estrutural com peças de aço galvanizado. Para vedação são usadas placas cimentícias, placas de madeira OSB (Oriented Strand Board), lã de vidro, alumínio composto painéis de drywall na parte interna.

O steel frame pode ser usado em diversos tipos de edificação, como residências, estádios, shoppings, prédios comerciais, entre outros, desde que seja respeitada a quantidade máxima de andares. Além disso, se enquadra como um sistema de construção a seco, pois não utiliza grandes quantidades água e dispensa o uso de tijolos e cimento.

Por isso, a construção steel frame proporciona mais limpeza na obra e é mais sustentável, devido ao menor consumo de água e menor geração de resíduos. Apenas o radier, que é a base das peças metálicas, utiliza concreto. Mesmo assim, a quantidade nem se compara a uma construção de alvenaria.

Como é feita uma construção steel Frame?

A construção de steel frame é composta basicamente por:

  • Fundação (Radier);
  • Estrutura em Aço Galvanizado;
  • Fechamento Externo;
  • Isolamento Termoacústico;
  • Fechamento Interno;
  • Telhado.

O aço utilizado no steel frame passa pelo processo de galvanização, criando um revestimento de zinco sobre a peça que protege contra a corrosão. Então, esses perfis de aço galvanizado são usados em painéis estruturais, vigas secundárias, tesouras de telhado, piso e outros componentes.

O radier é a fundação dos projetos de steel frame. Essa é a primeira etapa da obra, que consiste em construir uma base de concreto armado em contato direto com o solo. O radier é um tipo de fundação rasa adequada para receber as peças do steel frame.

Fechamento Externo com Placa Cimentícia

Para realizar a vedação da parte externa, são utilizadas placas cimentícias. Essas placas são comercializadas prontas, e o cálculo da quantidade deve ser feito de acordo com a largura e altura das paredes.

A placa cimentícia também pode receber diversos tipos de acabamentos. Isso reforça a versatilidade de estilos de construção que podem ser feitos com steel frame, assim como a facilidade e rapidez na obra.

Por trás da placa cimentícia, também são usadas outros materiais, como as placas OSB e mantas hidrófugas.

Exemplo de fechamento externo de steel frame

Isolamento Térmico e Acústico

Uma das preocupações das pessoas em relação a sistemas construtivos que não usam alvenaria é a questão do barulho e da temperatura. Para garantir o máximo de conforto termo acústico, são usados diversos materiais entre os fechamentos externo e interno.

Como citamos acima, existe a placa de madeira OSB, algum tipo de manta hidrófuga ou membrana para evitar umidade e mofo, enchimentos com lã de vidro ou PET, para isolamento da temperatura.

Fechamento Interno com Drywall

Na parte interna, depois das camadas de isolamento termoacústico, é feito o fechamento com placas de Drywall, também conhecidas como chapas de gesso acartonado.

Existem diversos tipos de placa de gesso, com algumas indicadas para áreas molhadas e outras com maior resistência ao fogo. Sobre elas, geralmente aplica-se uma massa niveladora com a fita microperfurada nas emendas, para garantir o tratamento das juntas e uma parede lisa sem fissuras.

Muito versáteis, as placas de drywall podem receber acabamento de pintura, textura, revestimento cerâmico e outros tipos. O fechamento interno também pode ser feito com placas cimentícias fazendo tratamento das juntas com massas e fitas, semelhantemente ao Drywall.

fechamento interno com drywall

Telhado

Os telhados de uma obra de Steel Frame também podem ser feitos de diversos tipos de material. Uma das opções é a telha shingle, feita a partir de manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos.

Vale lembrar que o telhado também tem suas camadas internas de isolamento, com placa de OSB, mantas e etc.

telhado de construção steel frame

Quando a edificação tem mais de um andar, a separação entre os pavimentos é feita com lajes leves de steel frame, também utilizando os isolamentos internos, placa cimentícia para contrapiso e o acabamento escolhido.

estrutura de pavimento steel frame

Porque Construir em Steel Frame? Conheça Vantagens

Agora que você já entende como funciona uma construção feita de steel frame, descubra as principais vantagens de optar por esse sistema construtivo.

Para quem busca por mais rapidez e sustentabilidade no projeto, essa é uma excelente opção.

Estrutura leve

Os perfis de aço galvanizado são mais leves, por isso não geram muito peso sobre a fundação, o que possibilita utilizar o radier, uma base estrutural mais rasa.

Melhor isolamento termoacústico

Ao contrário do que muitos pensam, o isolamento térmico e acústico de uma obra steel frame pode ser ainda melhor do que em uma casa de alvenaria. Para isso acontecer, é importante escolher materiais de qualidade (como a lã de pet) e mão de obra capacitada.

Obra mais Rápida e Facilidade na Execução

O steel frame é um sistema construtivo industrializado. Isso quer dizer que as peças vêm de fábrica com a medida necessária para execução do projeto. A precisão na produção dos perfis evita erros e improvisos, reduzindo o desperdício de material.

A passagem das instalações elétricas e hidráulicas também é mais fácil, e tudo isso contribui para reduzir os prazos do projeto.

Segurança e durabilidade

Com a limitação de até 4 andares, uma obra de steel frame tem durabilidade de até 300 anos. Pois o aço galvanizado é protegido contra corrosão, e por ser um material não combustível, o risco de incêndios é bem menor do que uma estrutura de madeira.

Obra mais limpa com menos resíduos e menor consumo de água

Por não utilizar tanto concreto, cimento e argamassa, uma obra de construção a seco é mais limpa e sustentável. Pois não gera tanto descarte e resíduos de obra e utiliza uma quantidade reduzida de água nos processos construtivos.

Ganho de área interna e externa

Em comparação a uma planta de construção de alvenaria, a estrutura em aço galvanizada proporciona um ganho de área. Isso ocorre pois a espessura das paredes internas é menor que uma feita com tijolos e blocos, por exemplo.

Outro fator que impacta no ganho de espaço é que no steel frame a necessidade de pilares e vigas é reduzida, devido à leveza do material.

benefícios do steel frame por buildsteel

Fonte: https://buildsteel.org/ 

Vale lembrar que um projeto construtivo de steel frame requer mão de obra especializada e possui uma limitação na quantidade de andares em um edifício. 

Apesar das barreiras culturais, o mercado de construção civil brasileiro está se abrindo para essa nova forma de construir, e você também pode fazer parte dessa inovação.

Sobre o Autor

blogartesana administrator

Deixe uma resposta